05/07/2023 às 11h06min - Atualizada em 05/07/2023 às 11h06min

5 dicas de como fazer uma captação de leads eficiente

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Leads são oportunidades de negócio, ou seja, contatos que chegaram até à empresa por meio de seu site ou blog institucional oferecendo informações em troca de um material útil.

 

Entre os materiais que costumam ser oferecidos, estão ferramentas, avaliações de produtos e serviços, conteúdos, planilhas e coisas afins. São pessoas que demonstraram interesse em algum tema da marca e que querem ouvir mais sobre ela.

Esse interesse pode ser apenas para obter mais conhecimento ou até mesmo para receber ofertas dos produtos e serviços. Atrair essas pessoas é muito importante porque o processo acontece exatamente no momento certo para elas.

Se o interesse partiu do próprio consumidor, então as chances de fechar negócio com eles são muito maiores. Mas, para que esse processo realmente funcione, a organização precisa usar ferramentas e estratégias assertivas.

O marketing digital reúne uma série de ações que ajudam a alcançar esse propósito, e elas podem ser utilizadas para que a captação de leads seja mais eficiente.

Antes disso, é necessário saber a importância dos leads para a marca, conhecer os benefícios que eles trazem para a organização, o objetivo da captação e como colocá-la em prática.

Importância dos leads

Geralmente, o conteúdo é o primeiro contato entre o usuário e a empresa, e ele a ajuda a obter informações do consumidor, que vão direcionar as estratégias mais adequadas.

O visitante do site se torna lead e futuramente cliente por meio de uma cadeia de materiais interessantes, que falam sobre assuntos relacionados às necessidades inerentes em cada fase da jornada de compra.

Um fabricante de pasta para congresso promocional personalizada vai usar essas etapas dentro do funil de vendas. Esse recurso, por sua vez, vai desde o ponto de partida até o ponto de chegada traçando o percurso do cliente.

O objetivo é simplesmente fazer as pessoas atravessarem os estágios de compra, até que finalmente se tornem clientes.

Mais do que esclarecer o caminho com materiais ligados entre si, o funil também é uma maneira de solucionar questões do cliente em cada etapa. Ele auxilia as equipes de marketing e vendas, direcionando as melhores ações.

Tudo isso de modo que o contato e a nutrição aconteçam de maneira personalizada e agradável desde o primeiro contato até a efetivação da venda.

Benefícios dos leads

A captação de leads pode trazer muitos benefícios para a empresa, e um dos mais importantes é a diversificação do funil de vendas. À medida que a internet evolui, as estratégias conseguem se adaptar às mudanças.

As companhias precisam desenvolver estratégias que vão ajudá-las a competir com os concorrentes, e uma das formas de fazer isso é diversificar o funil de marketing para que ele seja mais acessível e atraente.

O funil de vendas de um fornecedor de lembrancinha de luxo batizado atua como um fluxo de receita para que ele consiga criar oportunidades de vendas e aumentar as chances de conversão.

Gerar leads não trata apenas de envolver as pessoas com a marca, mas fazer com que elas queiram interagir com o negócio. O processo depende de um sistema eficaz de avaliação e pontuação para atrair as pessoas certas.

O processo faz com que os potenciais clientes se envolvam ainda mais com a companhia e possam ter mais confiança nela, afinal sabem que seus dados estão protegidos e seguros.

Outro benefício é a capacidade de fazer campanhas publicitárias com um bom retorno sobre os investimentos, mas o problema é que ela é vista como um luxo e não acessível para alguns negócios.

Mas, com o aumento de investimentos na geração de potenciais clientes, tudo ficou mais acessível, principalmente quando o objetivo é aumentar o alcance da empresa.

Por fim, outro excelente benefício é poder aumentar a satisfação e a fidelidade do cliente, e a organização pode fazer isso entendendo o consumidor e oferecendo experiências personalizadas.

Objetivos da geração de leads

Ao investir na geração de leads, uma marca de cartuchos de tinta tem como objetivo executar todo o processo de nutrição com mais calma e de maneira estratégica, abordando os consumidores no momento certo.

Também é um processo muito importante para avaliar a eficácia das ações de marketing e a qualidade daquilo que é oferecido.

Quanto mais alta for a taxa de conversão, mais valor a organização consegue gerar por meio de suas estratégias de captação.

A companhia também consegue avaliar o interesse dos visitantes e a qualidade de suas ofertas, mantém o funil de vendas saudável, faz um trabalho de nutrição certeiro e ainda divulga a marca para mais pessoas.

Para uma empresa de aluguel de betoneira, é uma forma de construir relacionamentos de longo prazo, conhecer melhor o perfil do público, educar os potenciais clientes sobre as soluções e aprimorar a comunicação.

Por fim, a captação de leads também tem o objetivo de melhorar a performance da equipe de vendas, aumentando as vendas recorrentes nas indicações.

Como captar leads?

Para alcançar todos os objetivos da captação de leads e ainda aproveitar seus benefícios, alguns passos importantes para a empresa são:

1.    Oferecer conteúdos de qualidade

Oferecer conteúdo de qualidade é fundamental para o processo, sendo uma maneira de atrair e direcionar pessoas para as soluções do negócio.

Mas antes de começar a desenvolver o material, é necessário pensar que, durante os primeiros contatos, o consumidor não está interessado nos produtos e serviços. É o momento de conhecer os próprios anseios para só depois saber como a solução pode ajudar.

Conteúdos com dicas, conselhos e até assistência são as melhores opções, e mesmo que demore um tempo para trazer resultados, os retornos são muito positivos.

2.    Escolher os canais

Um quiosque de palha na praia precisa escolher quais canais vai utilizar para veicular seus conteúdos, e estes veículos, para isso, destacam-se

  • Blog institucional;

  • E-mail marketing;

  • Mídia paga;

  • Redes sociais.

O blog é institucional é perfeito para postar diferentes tipos de conteúdos, mas, principalmente, textos e imagens. Mas para que esteja no topo dos resultados, tanto as páginas quanto os materiais precisam ser otimizados.

Já o e-mail marketing é importante para oferecer ofertas personalizadas e estabelecer um relacionamento mais próximo com os contatos.

As mídias pagas ajudam a impulsionar os conteúdos publicados no blog e para criar campanhas de publicidade focadas em leads que já estão no fundo do funil.

Por fim, as redes sociais são ótimas opções para compartilhar os conteúdos publicados no blog e iniciar uma conversa com o público.

3.    Deixar o formulário à vista

Um fabricante de painel de LED indoor P6 precisa deixar o formulário de contato à vista porque ele será usado para coletar informações sobre o lead, em troca de um material específico.

Dentro do blog, precisa estar em posição de destaque, preferencialmente em uma landing page. Essa página deve ser divulgada em todas as oportunidades porque isso aumenta as chances de atrair mais pessoas para a base de contatos.

4.    Criar e-books

Mesmo que o blog da organização esteja recheado de conteúdos úteis, é muito importante criar e-books para se aprofundar sobre os temas e entregar valor para os potenciais clientes.

Ao entregar material mais aprofundado sobre conhecimento da empresa, a companhia se torna uma referência no assunto e começa a ser procurada pelas pessoas, sempre que tiverem uma dúvida ou necessidade.

O e-book também pode ser viral por conta das facilidades em compartilhá-lo, além do mais, um fabricante de expositor de alimentos em acrílico consegue realmente agregar valor por meio dele.

Quando esse tipo de material é compartilhado nas redes sociais e indicado para outros sites e blogs, terá mais chances de ficar bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google.

A marca pode disponibilizar o link do conteúdo em sua landing page e pedir dados dos usuários em troca do download, ou seja, o e-book funciona como moeda de troca.

5.    Criar boas chamadas

Por fim, uma marca de balcão térmico quente e frio deve criar chamadas para ação inteligentes e difíceis de serem ignoradas. Para isso, é fundamental praticar a persuasão e convencer as pessoas a realizarem uma ação.

Palavras e frases como “baixe agora mesmo”, “clique aqui”, “download”, “garanta o seu”, “não perca essa oportunidade”, entre outras, são exemplos de chamadas para ação que podem ser usadas e ajudam a atrair mais leads.

Considerações finais

A relação de compra e venda e o comportamento do consumidor moderno mudaram muito nos últimos anos, e a captação de leads é um processo totalmente compatível com a nova realidade.

Empresas que querem conquistar clientes com mais facilidade e reduzir seus custos precisam investir nessa prática de marketing, caso contrário podem perder espaço em seu mercado de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
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