09/06/2023 às 17h37min - Atualizada em 09/06/2023 às 17h33min

A importância do storytelling nas empresas

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

Reprodução - Pixabay

Para garantir que os melhores resultados venham a ser conquistados por uma empresa é necessário estar atento a todo tipo de decisão a ser tomada, considerando também as oportunidades disponíveis ao seu redor, como é o caso do storytelling.

Ao contar com uma boa narrativa, uma empresa pode ser vista até mesmo como algo além de uma entidade comercial, criando assim uma maior ligação com o público. Diante disso, torna-se mais fácil conquistar a preferência de um possível cliente frente a várias opções.

É graças a esse tipo de relação que esse tipo de estratégia vem sendo adotada cada vez mais por parte do mercado, considerando o seu impacto direto nos resultados comerciais a serem conquistados por um negócio, tudo isso ao melhor se relacionar com seu público.

Considerar isso é algo importante para os mais diversos tipos de empreendimentos, indo desde de quem trabalha com a venda de ventiladores para a indústria, como para quem trabalha com frutas nas feiras, por isso é justamente uma história que pode se destacá-los.

No caso dos exemplos citados acima, é possível citar a ligação de uma sensação de qualidade ou então de frescor, tanto ao ramo dos ventiladores como o de frutos naturais, conseguido a partir desse conceito conquistar uma maior conexão com sua audiência.

De um modo geral, esse tipo de cuidado é algo de grande relevância no mercado atual, considerando que o público está atrás não apenas por um produto ou serviço de qualidade, mas estando à procura também de uma experiência diferenciada que pode partir dali.

E é frente a essa realidade que uma empresa deve definir suas atividades, recorrendo, por exemplo, a uma fábrica de app para criar uma aplicação que permita uma melhor conexão com seu público, considerando o apreço que existe em cima das aplicações digitais.

A questão é que muitos são os negócios que estão atentos a essas ferramentas, criando assim um ambiente ainda mais competitivo, onde manter o seu negócio em destaque vai se tornando uma atividade cada vez mais complicada, sendo preciso estar atento a tal cenário.

Para melhor lidar com isso, é importante então recorrer a outras estratégias, sendo esse o momento onde o storytelling se destaca, permitindo assim a criação de uma ligação com o público que pode ir muito além da conquista de apenas um cliente, mas sim um parceiro.

O que é o storytelling?

Diante dos resultados positivos que esse tipo de estratégia é capaz de causar, é válido então conhecer um pouco sobre o que se trata, por mais que seja uma ferramenta bastante intuitiva, envolvendo no caso a contação de alguma história específica ao seu público.

Esse conceito inclusive está por trás do nome dessa prática, sendo no caso uma combinação dos termos story (história em inglês) e telling (verbo contar na língua inglesa). Tal mistura pode ser traduzida com uma contação de histórias, só que uma meta comercial.

Não é que necessariamente o storytelling seja uma estratégia exclusiva de projetos comerciais, com a sua criação estando ligada na verdade ao entretenimento como um todo, mas o seu valor vem sendo cada vez mais reconhecido pelo campo das empresas.

Ao se contar uma história de forma atrativa é possível conquistar de forma mais assertiva a atenção do público, com isso valendo tanto para uma criança em sala de aula, um espectador no cinema ou até mesmo um possível cliente que navega nas redes sociais.

A situação descrita em cima deixa claro o poder que o storytelling pode ter em relação ao objetivo de conquistar novos clientes para um negócio, garantindo assim com quem trabalha com o serviço de instalação de nobreak possa aumentar o seu volume de público.

E apesar deste ser um dos pontos mais chamativos em relação a essa prática de contação de histórias, nesse caso envolvendo uma mensagem de objetivo comercial específico, existem também muitas outras possibilidades que destacam essa prática no mercado atual.

Os benefícios do storytelling ao seu negócio

A partir do momento em que uma empresa passa a adotar o storytelling como uma das suas principais estratégias de comunicação, torna-se possível a ela ter acesso a uma série de benefícios junto à gestão desse negócio, o que pode incluir:

  • Melhor compreensão sobre seus serviços;

  • Relevância para a marca;

  • Conexão aprofundada com o seu público;

  • Humanização da companhia.

Esses são pontos que podem então resultar em uma melhor conexão com um serviço de manutenção em rede de alta tensão, por exemplo, mesmo tratando-se de um ofício específico, destacando o valor que está presente ao storytelling quando bem aplicado.

É por isso que essa prática torna-se cada vez mais importante, fazendo assim com que uma empresa consiga apresentar algo que vai além da sua oferta de produtos e serviços, permitindo assim uma relação mais forte com a sua audiência almejada.

A importância do storytelling

Como se o acesso aos benefícios descritos acima já não fosse o suficiente, existem outras razões a serem consideradas quando pensamos no quanto o storytelling pode ser útil a um negócio, permitindo a ele conquistar por um melhor desempenho em sua área.

Para começar, podemos destacar a alta competitividade existente no mercado atual, onde o público pode começar uma pesquisa por elevador de acessibilidade preço, mas terminar finalizando um contrato com uma empresa por causa de outros perfis de informação.

É nesse ponto que o storytelling se mostra relevante, permitindo a um negócio criar uma relação mais forte com o seu público, aumentando assim a possibilidade de um cliente vir a escolher a sua empresa como a melhor opção, baseando-se nessa conexão estabelecida.

Junto a isso, podemos destacar justamente essa relação a ser mantida com o público, com a criação de um boa história, contando sobre o histórico e valores de uma marca, sendo útil para criar uma conexão a longo prazo, permitindo assim o retorno de tal audiência.

Inclusive, quanto mais forte for a ligação entre um cliente e uma empresa, melhores poderão ser os resultados a longo prazo, a ponto desse indivíduo se tornar um divulgador voluntário de tal serviço, recomendando os serviços contratados para outras pessoas.

Logo, é a partir de um bem aplicado storytelling, falando sobre a relevância de uma boa decoração para as casas do bairro, que uma empresa do ramo de reforma, atuando com o serviço de assentamento de porcelanato, pode então ampliar os seus resultados.

E já que essa narrativa pode ser tão relevante para a performance de um negócio, é importante então saber como trabalhar com essa boa criação de histórias de qualidade, tendo acesso a todos os benefícios que isso pode trazer ao seu projeto.

Aplicando o storytelling

Para garantir que essa prática seja incorporada da melhor forma possível à comunicação de uma empresa, alguns passos precisam ser considerados, dentre eles:

Definição de público

Da mesma forma em que certas adaptações precisam ser feitas quando você conta uma história para um adulto ou para uma criança, o mesmo pode ser dito em relação ao público-alvo de uma companhia, facilitando assim se conectar a tal audiência.

Estudar o perfil desse seu público é o primeiro passo a ser tomado, considerando inclusive o que faz alguém se interessar por rastreamento por satélite ou qualquer outro tipo de serviço, para então criar uma narrativa que possa atrair esse público em questão.

Ponto de identificação

Sabendo o público com que uma marca quer trabalhar, é possível então criar um storytelling um pouco mais rico, dando foco a algum ponto de identificação que venha a conquistar o interesse dessa audiência, utilizando muitas vezes das vozes dos próprios clientes.

A partir disso é possível para um indivíduo dar mais atenção às mensagens de uma companhia, destacando assim as oportunidades que o storytelling é capaz de trazer a um negócio.

Narrativa bem estruturada

Da mesma forma em que um filme precisa ter uma boa narrativa para alcançar a atenção e gosto do público, o mesmo pode ser dito sobre um vídeo comercial ou qualquer outro tipo de comunicação a ser montada em cima do storytelling por parte de um negócio.

Nesse sentido, é importante então criar um storytelling de qualidade, a ponto de trazer destaque aos mais diferentes tipos de produtos ou serviços, como um inversor de frequência para motor monofásico ou até mesmo a produção de tortas de uma padaria.

Foco em algo além das vendas

Por mais que um dos motivos por trás da adoção do storytelling seja de ampliar os seus resultados no mercado, é indicado não tratar isso como um objetivo tão claro, ou seja, dando mais importância para a criação de uma conexão com o seu público.

É a partir de tal ligação que uma empresa pode ver o seu rendimento crescer, olhando antes para a relação a ser estabelecida entre essa campanha e o seu público, tudo isso através de uma história bem contada a ser criada em cima das ações de uma companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, em parceria com o site Gazeta do RN, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
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