Para garantir que os melhores resultados venham a ser conquistados por uma empresa é necessário estar atento a todo tipo de decisão a ser tomada, considerando também as oportunidades disponíveis ao seu redor, como é o caso do storytelling.
Ao contar com uma boa narrativa, uma empresa pode ser vista até mesmo como algo além de uma entidade comercial, criando assim uma maior ligação com o público. Diante disso, torna-se mais fácil conquistar a preferência de um possível cliente frente a várias opções.
É graças a esse tipo de relação que esse tipo de estratégia vem sendo adotada cada vez mais por parte do mercado, considerando o seu impacto direto nos resultados comerciais a serem conquistados por um negócio, tudo isso ao melhor se relacionar com seu público.
Considerar isso é algo importante para os mais diversos tipos de empreendimentos, indo desde de quem trabalha com a venda de ventiladores para a indústria, como para quem trabalha com frutas nas feiras, por isso é justamente uma história que pode se destacá-los.
No caso dos exemplos citados acima, é possível citar a ligação de uma sensação de qualidade ou então de frescor, tanto ao ramo dos ventiladores como o de frutos naturais, conseguido a partir desse conceito conquistar uma maior conexão com sua audiência.
De um modo geral, esse tipo de cuidado é algo de grande relevância no mercado atual, considerando que o público está atrás não apenas por um produto ou serviço de qualidade, mas estando à procura também de uma experiência diferenciada que pode partir dali.
E é frente a essa realidade que uma empresa deve definir suas atividades, recorrendo, por exemplo, a uma fábrica de app para criar uma aplicação que permita uma melhor conexão com seu público, considerando o apreço que existe em cima das aplicações digitais.
A questão é que muitos são os negócios que estão atentos a essas ferramentas, criando assim um ambiente ainda mais competitivo, onde manter o seu negócio em destaque vai se tornando uma atividade cada vez mais complicada, sendo preciso estar atento a tal cenário.
Para melhor lidar com isso, é importante então recorrer a outras estratégias, sendo esse o momento onde o storytelling se destaca, permitindo assim a criação de uma ligação com o público que pode ir muito além da conquista de apenas um cliente, mas sim um parceiro.
Diante dos resultados positivos que esse tipo de estratégia é capaz de causar, é válido então conhecer um pouco sobre o que se trata, por mais que seja uma ferramenta bastante intuitiva, envolvendo no caso a contação de alguma história específica ao seu público.
Esse conceito inclusive está por trás do nome dessa prática, sendo no caso uma combinação dos termos story (história em inglês) e telling (verbo contar na língua inglesa). Tal mistura pode ser traduzida com uma contação de histórias, só que uma meta comercial.
Não é que necessariamente o storytelling seja uma estratégia exclusiva de projetos comerciais, com a sua criação estando ligada na verdade ao entretenimento como um todo, mas o seu valor vem sendo cada vez mais reconhecido pelo campo das empresas.
Ao se contar uma história de forma atrativa é possível conquistar de forma mais assertiva a atenção do público, com isso valendo tanto para uma criança em sala de aula, um espectador no cinema ou até mesmo um possível cliente que navega nas redes sociais.
A situação descrita em cima deixa claro o poder que o storytelling pode ter em relação ao objetivo de conquistar novos clientes para um negócio, garantindo assim com quem trabalha com o serviço de instalação de nobreak possa aumentar o seu volume de público.
E apesar deste ser um dos pontos mais chamativos em relação a essa prática de contação de histórias, nesse caso envolvendo uma mensagem de objetivo comercial específico, existem também muitas outras possibilidades que destacam essa prática no mercado atual.
A partir do momento em que uma empresa passa a adotar o storytelling como uma das suas principais estratégias de comunicação, torna-se possível a ela ter acesso a uma série de benefícios junto à gestão desse negócio, o que pode incluir:
Melhor compreensão sobre seus serviços;
Relevância para a marca;
Conexão aprofundada com o seu público;
Humanização da companhia.
Esses são pontos que podem então resultar em uma melhor conexão com um serviço de manutenção em rede de alta tensão, por exemplo, mesmo tratando-se de um ofício específico, destacando o valor que está presente ao storytelling quando bem aplicado.
É por isso que essa prática torna-se cada vez mais importante, fazendo assim com que uma empresa consiga apresentar algo que vai além da sua oferta de produtos e serviços, permitindo assim uma relação mais forte com a sua audiência almejada.
Como se o acesso aos benefícios descritos acima já não fosse o suficiente, existem outras razões a serem consideradas quando pensamos no quanto o storytelling pode ser útil a um negócio, permitindo a ele conquistar por um melhor desempenho em sua área.
Para começar, podemos destacar a alta competitividade existente no mercado atual, onde o público pode começar uma pesquisa por elevador de acessibilidade preço, mas terminar finalizando um contrato com uma empresa por causa de outros perfis de informação.
É nesse ponto que o storytelling se mostra relevante, permitindo a um negócio criar uma relação mais forte com o seu público, aumentando assim a possibilidade de um cliente vir a escolher a sua empresa como a melhor opção, baseando-se nessa conexão estabelecida.
Junto a isso, podemos destacar justamente essa relação a ser mantida com o público, com a criação de um boa história, contando sobre o histórico e valores de uma marca, sendo útil para criar uma conexão a longo prazo, permitindo assim o retorno de tal audiência.
Inclusive, quanto mais forte for a ligação entre um cliente e uma empresa, melhores poderão ser os resultados a longo prazo, a ponto desse indivíduo se tornar um divulgador voluntário de tal serviço, recomendando os serviços contratados para outras pessoas.
Logo, é a partir de um bem aplicado storytelling, falando sobre a relevância de uma boa decoração para as casas do bairro, que uma empresa do ramo de reforma, atuando com o serviço de assentamento de porcelanato, pode então ampliar os seus resultados.
E já que essa narrativa pode ser tão relevante para a performance de um negócio, é importante então saber como trabalhar com essa boa criação de histórias de qualidade, tendo acesso a todos os benefícios que isso pode trazer ao seu projeto.
Para garantir que essa prática seja incorporada da melhor forma possível à comunicação de uma empresa, alguns passos precisam ser considerados, dentre eles:
Da mesma forma em que certas adaptações precisam ser feitas quando você conta uma história para um adulto ou para uma criança, o mesmo pode ser dito em relação ao público-alvo de uma companhia, facilitando assim se conectar a tal audiência.
Estudar o perfil desse seu público é o primeiro passo a ser tomado, considerando inclusive o que faz alguém se interessar por rastreamento por satélite ou qualquer outro tipo de serviço, para então criar uma narrativa que possa atrair esse público em questão.
Sabendo o público com que uma marca quer trabalhar, é possível então criar um storytelling um pouco mais rico, dando foco a algum ponto de identificação que venha a conquistar o interesse dessa audiência, utilizando muitas vezes das vozes dos próprios clientes.
A partir disso é possível para um indivíduo dar mais atenção às mensagens de uma companhia, destacando assim as oportunidades que o storytelling é capaz de trazer a um negócio.
Da mesma forma em que um filme precisa ter uma boa narrativa para alcançar a atenção e gosto do público, o mesmo pode ser dito sobre um vídeo comercial ou qualquer outro tipo de comunicação a ser montada em cima do storytelling por parte de um negócio.
Nesse sentido, é importante então criar um storytelling de qualidade, a ponto de trazer destaque aos mais diferentes tipos de produtos ou serviços, como um inversor de frequência para motor monofásico ou até mesmo a produção de tortas de uma padaria.
Por mais que um dos motivos por trás da adoção do storytelling seja de ampliar os seus resultados no mercado, é indicado não tratar isso como um objetivo tão claro, ou seja, dando mais importância para a criação de uma conexão com o seu público.
É a partir de tal ligação que uma empresa pode ver o seu rendimento crescer, olhando antes para a relação a ser estabelecida entre essa campanha e o seu público, tudo isso através de uma história bem contada a ser criada em cima das ações de uma companhia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, em parceria com o site Gazeta do RN, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.