09/06/2023 às 11h15min - Atualizada em 09/06/2023 às 11h13min

Estética e saúde: saiba como lidar com a flacidez da pele

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

A flacidez é um fator natural do envelhecimento da pele. Conforme os anos avançam, o corpo diminui a produção de colágeno, por isso, rosto e corpo sentem os efeitos deste processo decorrente do envelhecimento.

 

Não há como impedir que a velhice chegue, porém, é possível diminuir um pouco seus efeitos, como as rugas e linhas de expressão, com o uso de produtos com retinol e mudanças de hábito. Saiba como lidar com essa situação.

O que pode causar a flacidez

O envelhecimento é uma causa natural do problema, porém, outros fatores contribuem para a flacidez em outras épocas. Assim, podem ser citados como causas:

Sedentarismo

Quem leva uma vida sedentária, sem a prática de exercícios físicos, pode observar a pele perder a elasticidade. Como os músculos não são estimulados, ficam mais frouxos e contribuem para que a pele fique na mesma situação. O ideal é se mexer e ter alguma atividade que faça parte do seu dia a dia.

Gravidez

O período da gestação também pode contribuir para a flacidez da pele. Como a barriga cresce rapidamente e depois volta ao normal, você pode sentir os efeitos. Ainda assim, dá para prevenir, cuidando da alimentação durante os nove meses, fazendo algum exercício e se mantendo hidratada.

Obesidade

Esse também pode ser um fator que contribui com a flacidez, ainda mais quando combinado com uma alimentação incorreta. Quem tem tendência à obesidade precisa ficar ainda mais atento com a dieta e as atividades físicas.

Dieta desequilibrada

Uma dieta rica em gorduras e carboidratos é prejudicial para a saúde e para sua pele. Ainda mais quando você não ingere a quantidade de nutrientes necessários para estimular a produção de colágeno.

Como o retinol pode ajudar

O retinol age nos receptores das células da epiderme, estimulando a produção de colágeno e elastina. Com isso, usar cremes para o rosto e corpo que possuem este ativo ajuda a prevenir a flacidez.

 

No entanto, apenas o uso de cremes e séruns não vai resolver a questão. O ideal é ter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos, usar protetor solar e não se esquecer da hidratação.

A importância de uma boa dieta

Antes de fazer uma mudança brusca em sua dieta, é indispensável conversar com um nutricionista, para entender suas necessidades nutricionais. Uma pessoa mais ativa, que vai à academia todos os dias, por exemplo, precisa de um cardápio diferente em comparação a quem opta por exercícios mais leves.

 

Feita a avaliação, além de incluir alimentos ricos em proteínas que ajudam na produção do colágeno, será necessário reduzir aquilo que prejudica o corpo. Em alguns casos, devido à idade, pode ser indicado fazer a suplementação do colágeno.

 

Tente montar um prato variado, com verduras, legumes, proteínas, carboidratos e gorduras em equilíbrio. Se possível, fuja dos alimentos industrializados e das frituras.

Os tratamentos para a flacidez

A mudança de hábitos e o uso de cremes com ativos como o retinol funcionam como prevenção da flacidez, porém, quando esta já aconteceu, você pode optar por tratamentos existentes.

 

Todos são feitos pelo dermatologista que irá avaliar o mais indicado para você. O microagulhamento trata a  flacidez da face e consiste em um rolo com microagulhas passado pelo rosto.

 

O microfocado e o peeling químico também servem para a flacidez facial, assim como a drenagem linfática. Esta ainda pode ser feita no corpo, nos casos mais leves do problema. Para a flacidez corporal é recomendado também a corrente russa e a radiofrequência.

 

Além de estimular a produção de colágeno, os tratamentos podem reduzir as rugas e linhas de expressão, reduzir a quantidade de gordura do corpo, eliminar toxinas e dar força muscular.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia