07/06/2023 às 17h41min - Atualizada em 07/06/2023 às 17h31min

A importância da inteligência coletiva nas empresas

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

Reprodução - Pixabay

Muitos são os desafios a serem reconhecidos e resolvidos para que um projeto venha a conquistar o melhor tipo de desempenho. O positivo no caso é que o mesmo pode ser dito sobre as ferramentas e estratégias que podem ajudar, como a inteligência coletiva.

 

Tudo isso faz com que seja necessário ter uma grande atenção em relação a tudo o que acontece ao seu redor, de modo então a tomar decisões que sejam positivas ao futuro de um projeto, principalmente em relação ao seu lucro no caso de algo de perfil comercial.

 

Diante disso é necessário conhecer quais são as oportunidades a serem encontradas junto a um projeto, de modo a garantir com que os melhores resultados venham a ser conquistados, com isso valendo para negócios dos mais variados tipos de porte.

Muito disso precisa ser considerado também por causa da pluralidade a ser encontrada nas empresas, com o desempenho comercial de uma empresa de calibração de instrumentos estando associado ao trabalho a ser exercido em conjunto por todos ali presentes.

 

Agora, para que isso seja possível é necessário conhecer quais são as oportunidades que se encontram frente a qualquer tipo de projeto, permitindo assim com que as melhores decisões venham a ser tomadas, garantindo assim o crescimento de qualquer negócio.

 

Tal tipo de decisão costuma crescer de acordo com o nível de performance de um negócio, ampliando assim as responsabilidades de um empreendimento, seja em relação ao seu público, ao mercado ou a qualquer tipo de conexão a ser mantida no seu mercado.

 

Ao conhecer melhor as oportunidades ao seu redor é possível garantir com que as melhores decisões venham a ser tomadas, seja a optar por um relógio de ponto manual ou até mesmo por um equipamento de perfil digital, frente às suas oportunidades.

 

Para ter acesso a tal possibilidade é necessário contar com todo tipo de perspectiva que possa levar ao alcance de melhores resultados, garantindo assim o progresso de um novo empreendimento ou até mesmo a estabilidade de um negócio de maior porte.

 

Nesse caso, o benefício é que da mesma forma em que existem desafios no mercado, também podem ser encontrados artifícios positivos que podem ajudar a tomar as melhores decisões, com um desses aspectos sendo a chamada inteligência coletiva.

Sobre o que se trata esse tipo de aspecto?

A palavra inteligência é cada vez mais importante dentro do mercado, com isso então sendo visto por meio de suas diferentes variações, até mesmo no campo da tecnologia, como é o caso da inteligência artificial e suas aplicações crescentes dentro da sociedade em geral.

 

Além disso existem outras modalidades a serem consideradas nesse sentido, como é o caso da inteligência emocional, no qual os sentimentos de um indivíduo devem ser considerados, facilitando assim a conquista de novos clientes por parte de um negócio.

 

Enquanto essas variações são mais comuns de serem abordadas, até mesmo pela popularidade crescente dentro do mercado, existe um outro perfil de inteligência que é válido de ser visto com atenção, tratando-se então de um modelo coletivo.

 

Nesse sentido podemos destacar então como um grupo de indivíduos podem se unir para tomar as melhores decisões, compartilhando entre si informações que facilitem a tomada de boas atitudes junto a um projeto, contando assim com a participação de todos.

 

Ou seja, trata-se do mesmo tipo de colaboração a ser mantida por parte dos diferentes segmentos de uma empresa que trabalha com chapa perfurada aço carbono, sendo então um conceito a ser adaptado aos mais diferentes tipos de projeto e suas aplicações diversas.

No caso da inteligência coletiva podemos destacar então a realização de uma espécie de conexões de mentes, no qual as informações de um indivíduo podem ser compartilhadas com todos ao seu redor, chegando assim a respostas de valores mais complexos.

 

Não se trata necessariamente de um conceito inédito, contudo, sua aplicação vem se mostrando cada vez mais comum e necessária, sendo então algo a ser estimulado por parte das empresas, reconhecendo os benefícios que podem ser acessados a partir disso, como:

 
  • Estímulo à criatividade;

  • Melhor comunicação interna;

  • Alcance de novos resultados;

  • Gestão mais participativa.

 

Tudo isso tratando-se de pontos a serem vistos com certa relevância por parte de quem gerencia um negócio, fazendo então com que até mesmo uma oferta de barra chata de alumínio branco possa levar a melhores resultados dentro do mercado.

 

Para tanto é preciso apenas reconhecer o valor que essa ideia de inteligência coletiva pode trazer a uma equipe, com isso valendo para os mais diferentes tipos de segmentos da empresa, passando pelo time de vendas  até aos profissionais de marketing contratados.

 

Esse cenário colaborativo é apenas um entre vários exemplos que apontam para o alcance dos melhores resultados a serem conquistados a partir do momento da aplicação desse conceito, apontando ainda mais para a sua importância para variados tipos de negócio.

O valor da inteligência coletiva nas empresas

Quando pensamos em tudo de positivo que pode ser alcançado dentro de um negócio por meio da inteligência coletiva, influenciando então a adoção desse tipo de estratégia em cima de gestão de uma companhia, é possível destacar por pontos como:

Comunidades virtuais

O meio digital tem uma importância cada vez maior para a sociedade como um todo, com o mesmo sendo dito para o meio comercial, considerando que para uma empresa boa parte do seu público pode ser encontrado dentro das plataformas virtuais.

 

Diante desse conceito é indicado saber como investir na inteligência a ser construída também no ambiente digital, criando comunidades virtuais onde pode ser mais fácil a troca de informações, permitindo a um negócio ter conhecimento sobre o que ocorre ao redor.

Crescimento do mercado

A partir do momento em que uma empresa passa a contar com o compartilhamento de ideias entre todos os presentes pode crescer suas chances de tomar decisões mais assertivas, com isso tendo uma associação direta com a melhor performance a se obter.

Essa troca de ideias pode então fazer com que uma responsável pela venda de produtos químicos para tratamento de efluentes consiga então obter um maior desempenho dentro do seu mercado, considerando as contribuições positivas a serem combinadas.

Valorização de todos

Ao abrir a possibilidade de não só ouvir a todos ao seu redor, como incentivar com que os participantes de uma equipe contribuam com suas ideias, fortalecendo essa ideia de inteligência coletiva, é possível garantir com que seus colaboradores se sintam valorizados.

 

Tendo essa realidade como um objetivo, considerando que a melhor performance de uma equipe pode levar a otimização de um negócio, é possível então chegar a ideias de sucesso, como aderir à valoração ambiental, considerando o apelo do público ao tema.

Inovação nos negócios

A inteligência coletiva se trata de um conceito que cresce em importância também por causa da possível combinação de sugestões a serem dadas por diferentes participantes de um projeto, levando assim a uma maior possibilidade de inovação dentro do mercado.

 

A partir disso se torna mais prático para uma companhia chegar a diferentes soluções junto ao seu negócio, conseguindo até mesmo surpreender o seu público e concorrentes, tudo isso através da contribuição coletiva a ser incentivada junto da gestão de um projeto.

Destaque frente aos concorrentes

Consequência direta do exemplo acima, a partir do momento em que uma empresa passa a contar com uma inteligência coletiva por trás de suas decisões é possível chegar a novos resultados, conquistando um destaque até mesmo frente aos seus competidores.

 

Tal tipo de situação pode ser positiva até mesmo para o público, fazendo com que dentro de sua busca por manutenção de compressores seja possível encontrar pelo melhor tipo de oferta, destacando assim o nome de um negócio frente às mais variadas alternativas.

Ambiente positivo ao trabalhador

Por último podemos destacar como a inteligência coletiva pode ser positiva também para os funcionários de uma empresa, sabendo assim que suas ideias não só estão sendo consideradas como existe todo um estímulo para que isso seja possível.

 

Tal possibilidade conversa com a compreensão de que o crescimento profissional é algo que pode ser conquistado de forma conjunta, ao invés de uma maneira competitiva, permitindo assim com que todos ali presentes possam progredir de forma conjunta.

 

Com a ajuda disso é possível até mesmo chegar a resultados mais complexos, tal como um projeto de preservação ambiental, onde sua complexidade pode partir de serviços variados em conjunto, como o monitoramento de fauna e a prevenção contra o descarte de lixo.

Para ter acesso então a tudo isso, construindo um espaço positivo não só para as empresas, mas também para os seus colaboradores e clientes é importante estar atento à construção de uma inteligência coletiva em seu negócio, crescendo suas oportunidades.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, em parceria com o site D Soft Design, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia