06/06/2023 às 09h57min - Atualizada em 06/06/2023 às 09h55min

Ranking avalia universidades do mundo todo; tem brasileiro na lista

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

A edição 2023 do QS World University Rankings by Subject produzido pela organização global de educação QS Quacqaurelli Symonds traz dados sobre programas de universidades de todo o mundo e aponta que houve um crescimento de 10% de melhora no desempenho das universidades brasileiras neste ano. 

 

A organização avalia e classifica os melhores cursos de medicina, ciência de dados, história da arte, marketing e outros segmentos da educação. Neste ano, o ranking avaliou mais de 1.500 instituições em 54 disciplinas. Dentre as instituições foram avaliados 291 programas de 31 universidades brasileiras. De todos os programas avaliados, o Brasil obteve melhora em 84 programas, piorou em 56 e se manteve inalterado em 118 programas. 

 

Num panorama, a avaliação indica que o ensino superior brasileiro segue como um dos mais competitivos da América Latina, tendo a USP (Universidade de São Paulo), que tem 38 matérias entre as 100 melhores. A USP é seguida pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com 34 matérias classificadas e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com 32 matérias. 

Destaques brasileiros no QS World University Rankings by Subject 2023 

  • A USP teve um excelente resultado, melhorando em 475 das suas matérias. A instituição possui os dois programas de ensino superior brasileiros mais bem avaliados no ranking, o programa de odontologia e de engenharia de petróleo. 

  • A USP entrou no top 50 do mundo em Enfermagem, Direito e Engenharia Civil. 

  • O programa de Ciência Biológicas da USP foi o programa com maior grau de melhora do país, saltando 32 posições e alcançando a posição 61 do ranking nos indicadores da QS. 

  • A odontologia é um dos principais cursos do ensino superior brasileiro. Além da USP, outros programas da matéria chamam bastante atenção. O programa de odontologia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) é o único no top 50 da disciplina. 

  • A área de agricultura e silvicultura também é destaque na avaliação brasileira. O programa da matéria da UFRJ foi um dos que mais apresentaram melhorias no ranking deste ano. 

Destaques do ranking global da QS World University 

  • Seis dos dez programas mais aprimorados pertencem a instituições de educação árabes. 

  • As universidades estadunidenses lideram o ranking em 32 disciplinas. Dentre estas, a Universidade de Harvard lidera o ranking em 14 disciplinas, duas a mais na comparação com os resultados do ranking anterior. 

  • O índice H, que mede a produtividade científica em relação ao impacto do trabalho apresentado pelas instituições, colocou a Austrália como quarto lugar entre os principais locais de pesquisa do mundo. 

  • As universidades de Oxford e Cambridge estão entre as 15 melhores, liderando em quatro e duas disciplinas do ranking, respectivamente. 

  • A universidade ETH Zurique foi classificada como a principal universidade da Europa, com a liderança do ranking em três disciplinas. 

  • A Universidad de Chile obteve a classificação mais alta da América Latina. 

O que é e como funciona a classificação do QS World University Rankings by Subject? 

O ranking é produzido pelos analistas globais da QS Quacquarelli Symonds, que realizam análises comparativas de desempenho de mais de 15.700 programas de universidades individuais, de instituições de ensino superior de 93 países. 

 

Como método, os analistas utilizam cinco métricas-chave para compilar e classificar cada instituição de acordo com programa e disciplina. A intenção do ranking é refletir diferentes culturas e métodos de aplicação e publicação das disciplinas. A edição traz diversos rankings divididos por disciplinas e destaca principalmente as universidades de países emergentes. 

 

Como vimos, o ranking traz uma enorme avaliação da educação de ensino superior global. É importante para as universidades brasileiras serem avaliadas porque isso traz prestígio e também aponta sinais de melhora e piora, além de bases para que as instituições consigam apresentar programas mais completos e diversificados de ensino. 

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia