26/05/2023 às 16h04min - Atualizada em 26/05/2023 às 16h02min

Saiba a importância de cuidar da sua saúde mental

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Uma das coisas mais importantes na vida de qualquer pessoa é a saúde. Engana-se quem pensa que isso está ligado somente à estética do corpo saudável, estamos falando também sobre a mente e sobre como cuidar da saúde mental é tão importante quanto beber água ou se exercitar, por exemplo. Ao redor do mundo, muitas pessoas sofrem com diversos problemas mentais como ansiedade, depressão e outras doenças que precisam de acompanhamento médico. 
 

Diante disso, podemos dizer que a sociedade evoluiu quando esse é o assunto. Hoje em dia existem muitas clínicas que ajudam os pacientes a terem uma qualidade de vida melhor ao cuidar da saúde mental. Uma clínica especializada em depressão provavelmente possui diversos métodos que ajudam os pacientes a lidar com a doença e entender que eles não são um problema.
 

Porém, existem alguns passos simples do dia a dia que podem ajudar a deixar a mente saudável. Entretanto, é importante esclarecer que qualquer tipo de doença mental deve ser diagnosticada por um médico. Neste artigo, você irá encontrar apenas dicas que podem te ajudar a cuidar da sua saúde mental e, assim, melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar. Confira abaixo.

Faça terapia com um profissional

Provavelmente essa é uma das principais dicas quando falamos em saúde mental. Fazer terapia tem um resultado superpositivo na maioria dos pacientes. Muitas pessoas pensam que a terapia é destinada apenas às pessoas com casos graves, mas não é bem assim que as coisas funcionam, qualquer pessoa pode fazer terapia e se beneficiar dos seus resultados. 

Cada pessoa tem um tipo de desafio ou problema na vida e, às vezes, a melhor forma de lidar com isso é conversando e entendendo os próprios sentimentos. Por isso, a terapia é tão recomendada para pessoas de qualquer idade. Você não precisa chegar ao limite antes de procurar ajuda profissional, a terapia vai te dar o suporte necessário para que você consiga conviver melhor consigo mesmo.

Pratique exercícios físicos

Pode parecer que estamos pensando apenas no resultado estético que o exercício proporciona, mas, na verdade, é exatamente o contrário. Praticar esportes é muito importante para a saúde mental e contribui para que a pessoa se sinta melhor e até mesmo mais disposta. Durante a prática de exercícios, os hormônios são liberados, trazendo a sensação de bem-estar e prazer. Isso é muito importante para pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno.

Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada ajuda em muitos aspectos da vida, inclusive na sua saúde mental. Quando se tem uma rotina alimentar saudável, com alimentos que realmente fazem bem para a saúde do corpo, todos esses nutrientes também são enviados para a nossa mente. 

 

Pessoas com depressão costumam ter inflamação crônica, e a alimentação rica em nutrientes pode ajudar a combater esse processo inflamatório.

Invista em um sono de qualidade

Dormir bem é uma das melhores coisas do mundo, e isso também é muito importante para manter uma boa saúde mental. É  durante o sono que o nosso organismo se regenera. Uma noite mal dormida pode fazer com que a imunidade fique baixa, já que o seu corpo está com níveis baixos de anticorpos.

Dormir bem também é muito importante para a saúde mental. Já reparou que pessoas que dormem mal geralmente acordam de mau humor? Isso acontece porque a mente não descansou e não conseguiu fazer seu trabalho durante a noite. 

Por isso, priorize o seu sono e invista nisso, evite dormir tarde demais e tente dormir por pelo menos 8 horas sem nenhum tipo de interrupção. Além disso, evite também o uso de telas antes de dormir, isso atrapalha a mente a se preparar para dormir, o que pode gerar uma noite ruim de sono.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia