26/05/2023 às 12h30min - Atualizada em 26/05/2023 às 12h17min

Conheça os benefícios do colágeno para a nossa saúde e estética

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

A suplementação de proteínas e nutrientes importantes para o nosso organismo é um cuidado fundamental para a manutenção da saúde física e também nos cuidados com a beleza. 

Neste sentido, o suplemento de colágeno é um dos mais lembrados, principalmente entre as mulheres. Indicado tanto para tratamentos de saúde quanto para tratamentos estéticos, ele é encontrado em diferentes tipos e apresentações.  

O que é o colágeno?

Antes de entender melhor quais são os benefícios do colágeno, você precisa saber o que é essa substância.

 

O colágeno é uma proteína considerada essencial para o organismo humano. Ele atua de maneira eficiente na manutenção da saúde dos nossos órgãos.

 

Ele é constituído por 27 tipos de proteínas encontradas em diferentes tecidos do corpo humano, como: dentes, ossos, cartilagens, pele, ligamentos, tendões, músculos, entre outros.

 

Além disso, o colágeno é produzido naturalmente pelo nosso organismo, porém, com o passar dos anos e o avanço da idade, a síntese do colágeno diminui, o que acaba favorecendo o envelhecimento e o aparecimento de disfunções nos ligamentos e outras estruturas do organismo. 

Quais são os tipos de colágeno?

Para entender melhor como essa substância age, é preciso saber que o colágeno é dividido em quatro categorias. Nas farmácias, essas categorias são chamadas de “tipos”. Confira, a seguir, o significado de cada uma delas: 

 
  • Colágeno do Tipo 1: este é o mais comum entre os diferentes tipos de colágeno. Ele é indicado para o fortalecimento dos cabelos e das unhas, além de ser um aliado na saúde da pele. Ele auxilia na promoção da resistência da pele, cabelos e unhas, inclusive, sendo uma ótima alternativa na redução de linhas de expressão e no retardamento do surgimento das rugas.

  • Colágeno do Tipo 2: este tipo de colágeno é especialmente indicado para pessoas que estão buscando o fortalecimento de tecidos como articulações, cartilagens, tendões, ligamentos e ossos. Muitos tratamentos de doenças específicas são realizados utilizando o colágeno tipo 2.

  • Colágeno do Tipo 3: menos conhecido, o colágeno tipo 3 tem a função de constituir as fibras reticulares do corpo, promovendo a saúde e manutenção dos tecidos de determinados órgãos do corpo humano.

  • Colágeno do Tipo 4: por fim, outro colágeno menos conhecido, mas super importante, o colágeno tipo 4 ajuda no processo de filtração e sustentação. Localizado nos rins, nos olhos e na lâmina basal, ele é muito importante para o tratamento de algumas doenças.

Quais os benefícios do colágeno? 

De uma forma geral, o colágeno tem a função de auxiliar na manutenção da firmeza das células. Por conta disso, ele ajuda na formação dos ossos, ligamentos e cartilagens, auxiliando na promoção da flexibilidade e mobilidade.

 
  • Ossos: ajuda a deixar os ossos fortes, firmes e sadios, diminuindo o risco de lesões e prevenindo o desgaste dos ossos.

  • Pele: traz viscosidade e elasticidade, promovendo firmeza e resistência, retardando o surgimento de linhas de expressão e outras marcas de envelhecimento. 

  • Ligamentos, tendões e cartilagens: ajuda na formação e manutenção do funcionamento.

  • Cabelo e unhas: contribui para o fortalecimento dos cabelos e unhas, tornando-os mais resistentes e bonitos.

 

Como você pode ver, o colágeno é uma proteína indispensável para a manutenção da nossa saúde. A sua utilização deve ser feita de acordo com as necessidades de cada pessoa, por isso, é indispensável realizar uma avaliação nutricional e médica antes de começar a consumir o produto.


O profissional de saúde poderá avaliar seus sintomas e necessidades, bem como, a eventual existência de patologias. Assim, indicará o tratamento mais adequado de acordo com as particularidades de cada paciente, incluindo, além do colágeno, outros suplementos que possam contribuir para atingir os melhores resultados.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia