23/05/2023 às 14h49min - Atualizada em 23/05/2023 às 14h45min

Conheça os principais pontos da elaboração de um briefing convincente

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Construir um briefing assertivo é muito importante porque esse documento registra todas as informações necessárias para criar um projeto, destacando o objetivo, orçamento, prazo, entre outras questões importantes.

É muito usado pelas agências de marketing e publicidade porque elas prestam serviços para outros negócios e precisam usar meios de comunicação claros para alcançar objetivos.

Mas se não houver boas práticas, fica difícil obter resultados. Para eliminar qualquer problema que ocorra ao longo do trajeto, é indispensável contar com uma ferramenta que traga termos claros para que o projeto seja satisfatório.

O briefing é onde a equipe vai registrar as ideias iniciais, por isso ele precisa ser aprofundado e detalhado, mostrando exatamente aquilo que o negócio pretende alcançar.

Mas para chegar a esse resultado, é fundamental analisar parâmetros que envolvem o desenvolvimento do briefing, caso contrário, o documento não vai ajudar a equipe a seguir o trajeto certo para o objetivo.

Além disso, é fundamental conhecer um pouco mais sobre esse assunto, por isso, o artigo vai esclarecer a importância de um briefing, quais são os benefícios que esse documento oferece e falar um pouco mais sobre seu conceito.

Qual é a importância do briefing

Elaborar um briefing é importante para conhecer técnicas de vendas, melhorar o atendimento dos clientes nas redes sociais ou até mesmo para elaborar uma boa campanha de marketing. Mas ele também é importante por outras razões.

Em primeiro lugar, criar um documento com todas as informações importantes sobre o negócio é indispensável, com isso, na hora de escrever um texto ou criar uma peça publicitária, todos os dados estarão acessíveis.

Mas para que o briefing seja realmente um grande aliado das estratégias, as informações devem ser apresentadas claramente, com isso, em uma franquia manipulação veterinária, todos terão acesso às informações corretas.

Se a equipe não tiver conhecimento sobre o histórico do cliente ou aquilo que ele pretende alcançar, a produção fica simplesmente parada, visto que produzir apenas para apresentar um trabalho é um erro.

Em qualquer setor de atuação, não se deve desenvolver um produto, serviço ou conteúdo buscando a aprovação na base do achismo. Com o briefing, isso deixa de acontecer.

As informações que partem do próprio cliente são muito mais confiáveis e ajudam a executar o trabalho da melhor forma.

Como falado anteriormente, esse documento tem como propósito organizar o trabalho, reunindo nele todas as informações fundamentais para o projeto.

O conteúdo pode ser segmentado por equipe, porque dessa forma os times de planejamento, mídia e criação, saberão quais são as informações mais importantes e como chegar ao resultado esperado.

Quanto mais um fabricante de piso epóxi cozinha conhece sobre ele mesmo, seu mercado, seu público-alvo e os objetivos do projeto, mais assertividade terá para tomar decisões e alcançar os resultados almejados.

O briefing é fundamental para atender às expectativas com precisão e ele também traz direcionamento. Ele direciona as ações e evita que os profissionais envolvidos na execução acabem se perdendo durante o processo.

Quando isso acontece, provoca desperdício de tempo e dinheiro com tarefas que não são importantes ou que são desnecessárias.

Benefícios do briefing

O briefing traz diversos benefícios para a agência, primeiro porque ajuda a organizar as ideias e a controlar as tarefas envolvidas no projeto de cada cliente.

Os profissionais conseguem direcionar melhor a construção da peça e encontrar uma fonte de inspiração. O próprio cliente pode colocar no briefing uma ideia de como seu produto ou serviço resolve o problema do cliente.

Isso por si só é uma forma de começar a se inspirar, no entanto, o maior objetivo do documento é fazer um planejamento para as atividades, garantindo que a agência e seu cliente caminhem na mesma direção.

Se o objetivo for elaborar uma estratégia de marketing com caixa de papelão branca personalizada, por exemplo, é o documento que vai mostrar tudo o que precisa ser feito e ajudar a fazer um planejamento priorizando o que for necessário.

A equipe vai seguir a tarefa por ordem de prioridade, algo fundamental para que a organização seja mais eficiente.

Mas o que é briefing?

Para elucidar ainda mais a importância do briefing, é interessante conhecer a fundo seu conceito. Como falado anteriormente, é um documento usado para reunir as ideias do cliente que vão embasar o projeto, e ele pode ser:

  • Site institucional;

  • Campanha de marketing;

  • Peça publicitária;

  • Identidade visual.

Esse documento pode ser classificado como um manual de instruções para os profissionais envolvidos, de modo que possam chegar a resultados satisfatórios, visto que todas as informações são obtidas junto com o cliente.

O material ajuda a equipe ou o profissional que se encarrega das estratégias de marketing e publicidade a trabalharem com um direcionamento sólido.

Se for uma campanha, por exemplo, para uma empresa de aluguel de data show, o documento ajuda porque é construído diante das necessidades que o próprio cliente aponta.

Durante o desenvolvimento de um projeto, uma das questões mais importantes é a produtividade, principalmente para o cliente que espera que o prazo determinado seja cumprido.

Documentar o planejamento ajuda muito porque ele torna a execução muito mais ágil, além de entregar um diagnóstico daquilo que se pretende alcançar.

Quando a agência consegue fazer tudo em menos tempo, aumenta a satisfação do cliente e ainda colabora com todas as etapas que os profissionais precisam seguir. Ao mesmo tempo em que traz mais agilidade, também aumenta a credibilidade do trabalho.

Um dos problemas mais complexos para quem trabalha em uma agência de comunicação é quando não existe alinhamento com aquilo que o solicitante deseja.

Se um fabricante de portão de alumínio branco pequeno pediu um tipo específico de conteúdo, não pode haver atritos na comunicação porque elas abalam a relação com o cliente e dificultam sua retenção na carteira.

O papel de quem desenvolve o trabalho é entender perfeitamente o que é solicitado e a melhor forma de garantir isso é por meio do briefing.

Durante a execução desse planejamento, a agência precisa fazer as perguntas mais objetivas que puder. Quanto mais ela questionar sobre a organização, seus valores, o que ela pretende e outros dados, melhor para o projeto.

A equipe precisa ter em mente que para que o resultado seja certeiro e alinhado, todas as ideias do solicitante precisam ser captadas.

Outro propósito do briefing é evitar retrabalhos porque ele prejudica o progresso das demandas, além de atrapalhar muito a comunicação.

Durante a execução de um projeto, é difícil impedir as solicitações de alteração por parte do cliente, principalmente aqueles que têm um nível de exigência muito alto e ao mesmo tempo não sabem com certeza o que querem.

Usar esse documento para compreender as necessidades de um fabricante de pin broche personalizado ajuda a reduzir insatisfações, no entanto, se algum ajuste for solicitado, nem sempre deve ser considerado como retrabalho.

Porém, trabalhar com um briefing amplo e aprofundado é fundamental para eliminar a necessidade de alterações maiores no projeto.

Como fazer um bom briefing?

Para elaborar um documento que realmente vai ajudar a equipe e guiar todo o trabalho que precisa ser realizado, é fundamental saber elaborar o briefing.

O primeiro ponto é ser objetivo na descrição, principalmente quando o cliente se perde na hora de escrever o que ele quer. Todas as informações colocadas por ele devem ser transformadas em um conteúdo reduzido.

Além disso, é fundamental interagir no processo de criação porque pode ser que a proposta do solicitante seja inviável. Se uma empresa de cortina pediu alguma coisa que os profissionais sabem que não vai dar certo, é o momento de intervir.

Deve-se fazer isso com educação e mostrar para o cliente porque as sugestões da agência são melhores para que ele alcance seu objetivo, afinal, são os profissionais que sabem como conduzir o projeto.

As sugestões são muito importantes para guiar a necessidade do solicitante, pois às vezes ele pode ter alguma coisa em mente, mas não sabe explicar ou não tem conhecimento técnico para fazer isso.

Na hora de conversar com um fabricante de esquadrias de alumínio preto fosco, a equipe deve estar atenta para entender o que ele deseja e só então fazer alguma sugestão.

Considerações finais

Saber montar um bom briefing é fundamental para entregar algo de qualidade e que corresponda às expectativas do solicitante.

A agência deve ter em mente que o cliente é parte da produção, inclusive do próprio briefing para que realmente seja possível conduzir o projeto e criar algo que ajude a marca a alcançar o que ela deseja.

A participação ativa do solicitante junto com os profissionais de marketing vão garantir o sucesso de qualquer coisa que queiram realizar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
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