17/04/2023 às 10h54min - Atualizada em 17/04/2023 às 10h53min

6 dicas para ter mais conforto térmico ao dormir

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Algumas pessoas têm facilidade para dormir. Elas deitam em qualquer lugar e, em alguns casos, apenas se encostam e já pegam no sono. No entanto, nem todos contam com esse privilégio, e há quem dê muitas voltas na cama antes de finalmente conseguir descansar.

 

O que você não imagina é que a temperatura do quarto e da cama interferem na qualidade do sono. Por isso, é importante ter uma boa refrigeração no ambiente, com ar-condicionado, ventilador ou até mesmo aproveitando a ventilação das próprias janelas. Confira as dicas que vão te ajudar a ter mais conforto térmico ao dormir.

  1. Aposte no pijama certo

Dias mais quentes pedem pijamas leves, com tecido de algodão, seda ou viscose. Preferencialmente, fuja dos modelos longos, com calças e camisetas de manga comprida, e opte pelo conjunto de shorts e camiseta/regata.

 

No inverno a situação é contrária, o objetivo é manter o corpo aquecido. Assim, aposte no algodão, no plush e no moletinho. O ideal são as peças longas, ou seja, calças e camisetas que ajudam a esquentar.

  1. Invista em cortinas

As cortinas ajudam a manter o equilíbrio térmico dos cômodos, e no quarto é importante pensar nelas. No verão, são usadas para barrar o excesso de sol, o que deixa a cama e o próprio quarto quentes demais.

 

No inverno, por outro lado, o objetivo é barrar o vento. Mesmo com as janelas fechadas, você pode sentir que o ambiente fica mais gelado. As cortinas fechadas ajudam a esquentar o quarto e mantê-lo aquecido.

  1. Atente-se à temperatura do ambiente

A cama pode até estar confortável, mas se o quarto estiver quente ou frio demais, você não vai conseguir dormir. Ou seja, é preciso se preocupar também com a temperatura do ambiente.

 

No inverno, vale vedar todas as possíveis entradas de correntes de ar e colocar cortinas nas janelas. No verão, se não quiser deixar a janela aberta, aposte no ar-condicionado para deixar a temperatura amena e desligue pouco antes de ir deitar.

  1. Acerte na roupa de cama

Outro elemento que não pode ser ignorado é a roupa de cama. Ela vai definir se a cama fica mais quente ou mais fria. A ideia é parecida com a dos pijamas e vale pensar em lençóis que garantam conforto térmico. No verão, o algodão, a seda e a viscose são boas escolhas.

 

Além disso, vale usar capas no colchão e nos travesseiros e aumentar a frequência de troca da roupa de cama. No inverno, você deve fugir dos tecidos gelados, assim, o algodão continua sendo útil, mas em peças mais grossas. Lençol térmico também é uma ótima escolha para a estação mais gelada do ano.

  1. Invista em tapetes

O piso escolhido para o quarto influencia em um cômodo mais quente ou frio. A cerâmica é interessante para regiões mais quentes, mas pode ser um problema no inverno. Já locais gelados pedem tapetes e revestimentos de madeira.

 

Quando não há o interesse em reformar e fazer a troca do piso, o truque está em usar tapetes ao menos para regiões de clima mais frio. No verão, a cerâmica mantém o quarto numa temperatura agradável, ao passo que, no inverno, os tapetes diminuem a sensação de que o quarto está gelado demais.

  1. Cuidado com as cobertas

Será que sua noite de sono não está sendo difícil pela escolha errada das cobertas? Se seu corpo sente frio ou calor durante a madrugada, é normal que você acorde sem aquela sensação de descanso esperado. Antes de se deitar, sempre escolha as cobertas ideais de acordo com o clima.

 

Dia mais quente? Considere dormir com apenas um lençol ou coberta fina. Dia frio? Traga mais cobertores ou aposte naqueles edredons pesados e quentinhos, com lã de carneiro, por exemplo.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia