31/03/2023 às 15h57min - Atualizada em 31/03/2023 às 15h53min

O que é a candidíase oral e como tratá-la?

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Conhecida popularmente com sapinho, a candidíase oral é uma infecção na região bucal, causada por fungos. É uma doença muito comum na infância, mas adultos podem ter devido a problemas de imunidade ou outros problemas.

 

Quer saber mais sobre o que é candidíase oral, seus principais sintomas e tratamentos comumente recomendados? Continue lendo o conteúdo disponibilizado abaixo.

O que é candidíase oral?

A candidíase oral é uma doença causada por Candida albicans, um fungo. É um problema que acomete a região bucal, sendo mais comum na língua.

 

Além de prejudicar a saúde bucal, essa doença pode gerar prejuízos para outros locais, afetando os órgãos do sistema respiratório e espalhando-se pelo corpo. É um problema que pode surgir em pessoas de diferentes idades, mas é mais comum nos bebês.

 

Conhecer as causas, sintomas e como tratar a candidíase oral é muito importante. Basicamente, essa doença está relacionada com a imunidade.

 

O que isso significa? Basicamente que a pessoa pode ter o fungo e a doença nunca se manifestar. Quando ocorre uma queda de imunidade, uma proliferação de fungos acontece e, consequentemente, a candidíase oral se desenvolve.

Como a candidíase oral é transmitida?

A candidíase oral pode ser transmitida de forma direta, ou seja, de pessoa para pessoa por meio do contato direto. Um exemplo é o beijo, mas essa doença pode ser passada também por relação sexual.

 

Essas não são as únicas vias de contágio. Os bebês, por exemplo, podem ser contaminados pela amamentação. Sendo assim, é importante higienizar a boca do bebê após as mamadas e você pode pedir orientações sobre os cuidados com um pediatra ou dentista.

 

As principais causas dessa doença são:

 
  • Uso de alguns medicamentos;

  • Alimentação inadequada;

  • Infecções respiratórias;

  • Estresse;

  • Doenças autoimunes;

  • Uso de próteses sem higienização adequada.

 

Sendo assim, uma boa higienização, seja de próteses ou de um aparelho fixo transparente é importante para evitar a proliferação de fungos e o surgimento da candidíase oral.

Sintomas da candidíase oral

Uma maneira de reconhecer a candidíase oral é estar atento aos sintomas que consistem em:

  • Lesões brancas espalhadas pela boca e outras regiões como a língua;

  • Pele rachada e sensação de boca seca;

  • Dor para se alimentar e ao movimentar a região bucal;

  • Sangramento caso haja manipulação nas lesões (escovadas ou raspadas);

  • Feridas brancas na língua;

  • Alterações de paladar;

  • Dores e sangramento na região infectada.

 

Ao perceber qualquer um desses sintomas, é importante procurar o seu médico e dentista para entender melhor o que está acontecendo.

 

A ajuda profissional é essencial, porque, muitas vezes, você pode estar se preparando, por exemplo, para um procedimento de implante dentário protocolo superior e o surgimento de uma candidíase oral e isso pode atrapalhar a realização.

Como tratar a candidíase oral?

É muito importante fazer um tratamento adequado para evitar que a candidíase se espalhe pelo organismo. Em casos graves, o fungo pode atacar a faringe e provocar fortes dores de garganta, além de sérias complicações.

 

Aos primeiros sinais de lesões brancas na região bucal, procure o dentista de sua confiança.

 

O médico estomatologista é outro profissional que pode ajudar, já que é especialista em doenças bucais.

 

Alguns casos de candidíase oral podem ser tratados com uso de enxaguantes bucais e medicamentos específicos. Também pode ser necessário o uso de antifúngicos tópicos.

 

O importante é saber que o tratamento depende de cada paciente, ou seja, cada um terá uma abordagem personalizada, assim como em um procedimento de prótese protocolo sobre implante.

 

Os medicamentos mais utilizados são para eliminar fungos, mas podem ser utilizados também, remédios para a imunidade, cessar a dor e o desconforto, visando melhorar algum mal-estar que o paciente possa apresentar.

Cuidados que ajudam a prevenir a candidíase oral?

Após saber os principais sintomas, causas e como tratar, é interessante conhecer dicas de como se cuidar para prevenir o surgimento da doença:

  1. Tenha uma vida saudável

A imunidade é um fator que pode contribuir para o surgimento da candidíase oral. Sendo assim, ter uma vida saudável é essencial para lidar com essa questão.

 

Ter uma alimentação equilibrada e beber bastante água, por exemplo, é uma ótima maneira de cuidar do seu organismo e viver bem.

  1. Não compartilhe objetos pessoais

O compartilhamento de objetos pessoais ajuda a evitar a candidíase oral em crianças e adultos. Deste modo, evite o compartilhamento de objetos levados diretamente à boca.

  1. Cuide da higiene bucal

A higiene bucal deve ser uma prioridade e essa é uma dica válida para todos e todas situações, seja para quem tem a boca saudável ou que possui facetas de porcelana em dentes tortos.

 

Os principais cuidados com a higiene são:

 
  • Usar diariamente o fio dental;

  • Escovação pelo menos 3 vezes ao dia;

  • Limpeza da língua com escova ou raspador;

  • Uso de enxaguantes bucais livres de álcool.

 

O enxaguante, você pode perguntar ao seu dentista. Perguntar qual o melhor para essa situação é importante, assim como se informar sobre quanto custa um clareamento dentário.

 

Para mais conteúdos relacionados à Viagem e Saúde, acesse nosso portal.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia