23/03/2023 às 12h37min - Atualizada em 23/03/2023 às 12h36min

Como redes sociais pode inspirar você

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

AB Notícia News

As redes sociais são plataformas usadas pelas pessoas e pelas empresas para que possam se conectar umas com as outras, compartilhando interesses em comum.

 

Existem diversos canais desse tipo e cada um possui seus próprios recursos, mas, de forma geral, possuem elementos semelhantes.

Hoje em dia, a maneira mais comum de usar a internet é por meio das redes sociais, e até mesmo quem não entende muito sobre o potencial dessas plataformas percebe que elas influenciam muito a vida das pessoas e das empresas.

As marcas podem divulgar seu trabalho, assim como as pessoas podem compartilhar suas preferências em momentos importantes. Anos atrás, poucas pessoas imaginavam o impacto que as redes sociais poderiam gerar.

Mas conforme o tempo foi passando, as pessoas tiveram mais necessidade de se conectar umas com as outras, inclusive com indivíduos de outros países, e isso fez com que as redes sociais crescessem muito.

Atualmente, elas fazem parte do cotidiano das pessoas e são imprescindíveis no planejamento de marketing dos negócios. Mas para aproveitar suas vantagens, é fundamental compreendê-las.

Este artigo vai mostrar como as redes sociais influenciam as pessoas, qual é a essência dessas plataformas, quais são os pilares das redes sociais e o conceito desses canais.

Entendendo o que são as redes sociais

As redes sociais são aplicativos que operam em diversos níveis, podendo promover relacionamentos profissionais e pessoais, sempre permitindo o compartilhamento de informações e interesses entre pessoas e empresas.

Ao longo dos anos, diversas plataformas desse tipo foram surgindo, e atualmente, as mais utilizadas no mundo inteiro são:

  • Facebook;

  • Instagram;

  • Twitter;

  • LinkedIn.

Uma empresa de instalação de rede para gatos janela pode usar as redes sociais para divulgar seus produtos, mas essas plataformas também possibilitam que os usuários compartilhem seus momentos de vida.

Só que em torno delas já surgiram muitas discussões, como a falta de privacidade e até mesmo a possibilidade de fazer convocações para manifestações públicas.

Também suscitaram uma nova forma de relacionamento entre as marcas e os consumidores, permitindo a interação e até mesmo a divulgação de produtos e serviços.

Como as redes influenciam as pessoas

O ser humano naturalmente tem a necessidade de se relacionar e ter contatos com outros grupos de indivíduos. Só que, hoje em dia, isso acontece com muita velocidade e quebrando barreiras geográficas.

A internet tornou tudo muito mais fácil e rápido, reduzindo distâncias e outros fatores impeditivos. A internet discada teve um grande impacto em sua época de lançamento, mas muita coisa mudou desde então.

Os meios de comunicação contribuíram muito com o desenvolvimento do ser humano, e com a chegada da internet, ela deixou de ser algo social para se tornar algo essencial.

Para a maioria dos usuários dessa enorme quantidade de plataformas, o acesso se tornou uma necessidade constante.

Uma empresa de instalação elétrica ar condicionado split inverter consegue se comunicar com seu público nas redes sociais porque a quantidade de acessos é muito grande, segundo as estatísticas.

Isso mostra que elas deixaram de ser apenas uma forma de manter contato para ser uma fonte de informação, canais para atrair novos clientes, ferramentas de publicidade, fontes de oportunidade e plataformas de lazer.

Dentro desses canais, cada indivíduo possui sua própria função e identidade cultural, e sua relação com outras pessoas forma um todo que representa a criação de grupos de interesse sobre vários assuntos.

Isso fez com que surgisse uma nova formação de sociedade, chamada de Aldeia Global, e ela exerce influência no comportamento social, ao mesmo tempo em que o comportamento social exerce influência sobre ela.

Pessoas que acreditam que não são influenciadas pelas redes sociais estão redondamente enganadas, uma vez que as mudanças vindas desse meio estão afetando o cotidiano, a maneira de pensar e a forma de agir.

Mas assim, como uma pessoa pode conhecer como é feita uma cirurgia gato pata quebrada, ela também terá acesso à informações falsas e que servem apenas para manipular as pessoas.

Para evitar esse problema, além de acessar as redes sociais, os usuários também precisam buscar informações em outros canais mais seguros e procurar conhecer os fatos verídicos.

Embora a tecnologia não determine a sociedade, visto que ela é responsável por criar os parâmetros comportamentais, ela também acaba dando forma à tecnologia ao considerar suas necessidades, interesses e valores.

Mas além de compreender toda essa influência, é muito importante saber qual é a real essência das redes sociais.

A essência das redes sociais

A essência primária das redes sociais é permitir que as pessoas se conectem e compartilhem suas preferências e interesses, mas ao longo do tempo, tudo isso mudou.

De modo geral, o propósito continua sendo o mesmo, mas o comportamento dos usuários e a facilidade desses canais para que um fabricante de painel pantográfico backdrop possa divulgar seus produtos, mudaram totalmente o papel dessas plataformas.

Na verdade, elas continuam exercendo a mesma função, só que ganharam outras possibilidades, inclusive, as próprias plataformas trazem recursos para acompanhar as necessidades dos usuários.

Há pouco tempo, o Instagram lançou a funcionalidade de notas para que as pessoas pudessem publicar mensagens de até 60 caracteres.

O recurso foi testado pelos usuários, mas não agradou muito porque foi comparado ao Twitter. Isso faz alguns especialistas se questionarem se a essência das redes sociais não se perdeu ao longo do tempo.

O que parece é que elas tiram as ideias umas das outras e ficam reciclando funcionalidades. De acordo com o próprio Instagram, houve testes e pesquisas que mostraram a necessidade das pessoas em se manifestar por meio de textos curtos.

A inserção e exclusão de recursos nessas plataformas mostra que elas estão passando por uma crise de identidade, porque embora continuem servindo para compartilhar pensamentos, preferências e interesses, não conseguem se reinventar.

Por exemplo, muita coisa que uma empresa de laudo AVCB bombeiros faz no Facebook, também pode fazer no Instagram. O Facebook tem os destaques e o Instagram tem os stories, e embora os nomes sejam diferentes, a funcionalidade é a mesma.

O TikTok, uma das plataformas mais novas e baixadas dos últimos anos, também serviu de inspiração para o Instagram, tanto é que houve uma grande rejeição dos usuários quando a plataforma tentou criar uma timeline igual ao TikTok.

Aos poucos, as redes sociais vão se transformando em uma colcha de retalhos, mantendo em sua base uma essência que talvez seja o único interesse do usuário: compartilhar e ver os compartilhamentos.

Principais pilares das redes sociais

O que sustenta as redes sociais na internet não é apenas a quantidade de usuários, mas alguns pilares usados pelas empresas em suas estratégias de marketing digital.

Um deles é a mídia própria, que pode ser usada por uma empresa de laudo pericial insalubridade e periculosidade para atrair pessoas interessadas em seus serviços, construir a autoridade do negócio, além de gerar engajamento e exposição.

Assim sendo, mídia própria é o que a organização produz de conteúdo, e se ele tiver qualidade, vai gerar compartilhamento e recomendações. Isso é fundamental porque um dos maiores poderes das redes sociais é propagar informação.

Mas também existe a mídia orgânica, pois a partir do momento em que o material começa a ser compartilhado e recomendado nessas plataformas, a marca começa a gerar mídia de maneira orgânica.

Trata-se, portanto, de tudo aquilo que os seguidores falam sobre a marca nesses canais, como se fosse um boca a boca nas redes sociais. Esse modelo de marketing é extremamente influente porque se baseia na recomendação de produtos e serviços.

Se o conteúdo publicado por um fabricante de bateria de carro cral agradou o seguidor, ele pode compartilhar essas informações e levar o nome da empresa para uma quantidade maior de pessoas e de maneira espontânea.

Por fim, as redes sociais também vivem de mídia paga, aliás, esta é sua maior fonte de renda. Mesmo que os conteúdos orgânicos estejam em alta, as marcas ainda precisam investir em anúncios para potencializar seu alcance.

As redes sociais permitem anunciar todo o tipo de produto ou serviço, de maneira segmentada, levando esses anúncios para o público certo e no momento mais oportuno.

Dessa forma, uma lavanderia próximo vai impactar pessoas que realmente se interessam por seus serviços e ainda ter a possibilidade de interagir com elas nas redes sociais.

Considerações finais

Não é novidade para ninguém que as redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas e estão totalmente relacionadas com a sociedade moderna, mas é fundamental compreendê-las para usá-las adequadamente.

Mais do que poder interagir com empresas e pessoas que realmente são do interesse do público, é uma forma de se proteger e não deixar que esses canais exerçam uma influência negativa ou fantasiosa na vida das pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia